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Painel Empresarial – A Evolução do Marketing

24/10/2017   publicado por: Sobral Gráfica

Painel Empresarial – A Evolução do Marketing

Por Eduardo Gomes de Matos
Economista e Fundador-Presidente da Gomes de Matos Consultores Associados

 

Segundo a American Marketing Association, Marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos a criar, comunicar, distribuir e transacionar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e para a sociedade em geral, e também não poderia deixar de estar em plena transformação. Já foi Marketing 1.0, 2.0, 3.0 e agora chegamos ao Marketing 4.0. Mas quais são as principais evoluções?

O Marketing 1.0 era o da Era Industrial, era vender a produção da fábrica para todos os que a comprariam. Os produtos eram bastante básicos e foram projetados para ser vir um mercado de massa. Uma era centrada no produto.

O Marketing 2.0 surgiu na Era da Informação, na qual o núcleo é a tecnologia da informação. O trabalho de marketing já não é tão simples, os consumidores estão bem informados e podem comparar várias ofertas de valor de produtos similares. O valor do produto é definido pelo consumidor, que por sua vez difere muito em suas preferências. O comerciante deve segmentar o mercado e preparar um produto superior para um mercado-alvo específico. A regra de ouro “consumidor é rei ” funciona bem para a maioria das empresas. Os produtos são apresentados com uma ampla gama de características funcionais e alternativas e também são apelados sobre uma base mais emocional. Os profissionais de marketing tentam tocar a mente e o coração do consumidor. Infelizmente, a abordagem centrada no consumidor implica, implicitamente, a visão de que os consumidores são alvos passivos da campanha de marketing.

O Marketing 3.0 é baseado em valores. Em vez de as pessoas serem tratadas como consumidores, elas são tratadas como seres humanos inteiros, com mente, coração e espírito. Os consumidores procuram soluções para as suas ansiedades visando tornar o mundo globalizado num lugar melhor. Num mundo cheio de confusão, eles buscam empresas que atendam às suas mais profundas necessidades de justiça social, econômica e ambiental em sua missão, visão e valores. Eles procuram não só o funcional e emocional, mas também a realização do espírito humano nos produtos e ser viços que escolhem. Como no Marketing 2.0, (marketing orientado ao cliente). No entanto, as empresas que praticam Marketing 3.0 têm missão, visão e valores para contribuir com o mundo e fornecer soluções para os problemas da sociedade.

Novas tendências estão surgindo: economia compartilhada, integração omnichannel, marketing de conteúdo, CRM social e muitas outras coisas. E agora temos o Marketing 4.0, pois nesta era de transição, uma nova abordagem é necessária. O Marketing 4.0, descreve um aprofundamento e um alargamento do marketing centrado no ser humano para cobrir todos os aspectos da jornada do cliente. Ele se baseia na ideia de que os clientes de hoje têm menos tempo e atenção para dedicar à sua marca – e são cercados por alternativas a cada passo do caminho. É preciso levantar-se, chamar a atenção deles e entregar a mensagem que eles querem ouvir. Agora, o poder não reside nos indivíduos, mas nos grupos sociais.

Em um mundo onde as forças horizontais, inclusivas e sociais superam as forças verticais, exclusivas e individuais, as comunidades de clientes tornaram-se cada vez mais poderosas. Portanto, empresários, CEO´s e profissionais de marketing precisam pensar sobre duas importantes questões: Quais são as tendências em sua indústria que demonstram um cenário mais horizontal, inclusivo e social? Quais são os seus planos para encarar estas tendências no seu mercado?

Hoje, temos uma nova jornada de compra do consumidor. Com a popularização da web, o aumento da banda larga, a crescente utilização dos smartphones, a maior disseminação de informações nas mídias sociais, a facilidade de acesso às informações, o consumidor ganhou voz frente às marcas e empresas. As novas plataformas têm provocado forte impacto nos tradicionais conceitos de marketing de relacionamento, que transformam o tipo de relação. Mudou o ‘ boca a boca’. A influência – positiva ou negativa – da imagem de uma marca atinge milhares de outros consumidores. As opiniões postadas em aplicativos, como tripadivsor ou booking , influenciam a decisão de compra dos consumidores. O ponto inicial da jornada de compra hoje se dá no momento em que o cliente pesquisa sobre determinado produto/ser viço e recebe Influências e recomendações positivas ou negativas. Resumindo, aumento do poder significa aumento da influência.