Blog

A Voz do Mercado – Thiago Façanha

24/10/2017   publicado por: Sobral Gráfica

Thiago Façanha é Diretor de Atendimento e sócio-proprietário da Mulato Comunicação, agência de publicidade que nasceu em 2014, e este ano completa 3 anos de sucesso. Sua empreitada no universo da comunicação começou com o estágio de marketing nas Farmácias Pague Menos e na CAMED Saúde, atividades que deram-lhe base para entender a visão e a expectativa de um cliente.“Sempre quistrabalhar em agência, então dediquei-me aos estudos e networking para conseguir ingressar nessa área. Tive a oportunidade de começar na finada Time de Comunicação, em 2006”, conta ele.

O Diretor de Atendimento passou por todas as etapas que um profissional deve passar no seu processo de formação até se tornar dono do próprio negócio e, nesta jornada, foi acumulando experiências que lhe deram maturidade e visão para saber o que queria para sua agência. “Passei pela Time de Comunicação, depois SG Propag, depois 333 Propaganda – onde tive meu maior avanço na carreira e a oportunidade de atender grandes clientes, como o Shopping Iguatemi e o Sistema de Comércio do Ceará. Depois Flex/NSBC e, por último, G. Marketing, onde adquiri a experiência de entender um pouco mais do complexo universo do marketing de produtos, atendendo Indaiá, Minalba, Night Power, Citrus, e os produtos da Betânia-CBL Alimentos”.

Hoje, no comando da Mulato Comunicação, atendo clientes como Construtora Manhattan, Shopping Aldeota, DAG, Colégio Santo Inácio, Vignoli, Butcher´s 746, Barneys Burger, Audi Center (Fortaleza e São Luís), Colher Restô, Água Neblina e Cavalieri Confraria.

Thiago conta que desde 2008 “alimentava” um arquivo em Excel com os custos fixos da agência e ia atualizando-o ano a ano. “No decorrer dessa caminhada, sempre observei, nas agências que passei, onde acertavam e erravam. O que os clientes elogiavam e criticavam. Então, com esse senso crítico e olhar de observador, formatei um modelo que julguei ser interessante. Um modelo organizado, mas sem muita burocracia e protocolo, para ter agilidade com os nossos clientes, um modelo que passe presença. Acompanhando de perto a vida dos nossos clientes, tanto dentro quanto fora do escritório, tirando de fato “a bunda da cadeira” e indo pra rua representá-los. Nossa gestão é focada 100% na operação para as coisas realmente acontecerem. Não sentamos para discutir somente ideia e layout. Antes disso, buscamos discutir a estratégia. Discutimos até propaganda”, afirma.

Para Thiago, são indispensáveis aos profissionais da área de Publicidade, mais especificamente na área de Atendimento, a organização e a iniciativa. “Antes de falar bem, um bom atendimento tem que ser uma pessoa organizada, para planejar e controlar todas as demandas – pois são muitas – e ter iniciativa.

Ser uma pessoa 110% proativa. Tem que pensar na frente sempre. Todos os problemas que acontecem dentro de uma agência são por falta de organização ou por falta de iniciativa. Atendimento não pode ter medo de perguntar. Às vezes, esquecemos de perguntas básicas como Por que? Para quem? Qual o objetivo? que são simples mas fundamentais para um bom trabalho.

Para o Diretor da Mulato Comunicação, baseado na sua experiência, as gráficas são uma continuação do processo produtivo e dependentes eternamente um do outro. “ Vejo as gráficas como uma extensão das agências, afinal, nós não somos nada sem elas e vice-versa. A Sobral Gráfica é a gráfica oficial da Mulato Comunicação pois sabemos que oferece rapidez, qualidade e trabalha corretamente. Não é à toa ser uma empresa sólida, com mais de 20 anos de mercado, e hoje reconhecida como a gráfica referência em Sobral, Fortaleza e Teresina. As principais empresas do Ceará hoje rodam com a Sobral Gráfica.”